segunda-feira, 21 de julho de 2008

Dia 36 - Edirne - Çorlu

Nada melhor do que vários banhos frios para refrescar um corpo cansado. Depois de estudar meus mapas, conversar com algumas pessoas e ver as condições do tempo, resolvi mudar meus planos.
 
Ao invés de ir para Luleburgaz, meu destino previsto, que ficava a 80 Km estiquei a pedalada até Çorlu, 130 Km distante de Edirne. Com isso, vou economizar um dia de viagem. Ao invés de dormir em Silivri meu destino do dia segunte e que fica a 75 Km de Istambul, vou sair mais cedo e pedalar uns 100 Km para chegar em istambul amanhã.
 
Acostumado a pedalar quase o dia todo, sob sol forte nos últimos quinze dias eu estranho quando paro em alguma cidade e caminho. A temperatura parece ficar maior pois não existe o vento da velocidade da bicicleta. A sensação térmica sempre é maior.
 
Pedalar na Turquia me lembra pedalar no trânsito do Brasil. Ninguem te respeita, todo mundo buzina, os carros e caminhões disputam o espaço com voce; Essa sensação de `estar em casa` é muito ruim. A pedalada fica muito tensa.
 
As fotos são da Mesquita de Edirne, do Bazar e do meu almoço de ontem.

Dia 35 - Haskovo - Edirne (Turquia)

 
Hoje o dia foi extremamente cansativo. O percurso foi mais longo do que eu previra 92 Km., Foram 102 Km. Minha chegada foi por volta das 16 horas. A partir das onze da manha a temperatura ficou entre 38 e 42 graus o tempo inteiro. 
 




Depois de pedalar uns 50 Km, Peguei uma longa subida. Parei no topo para tomar água quando vejo se aproximar de mim um cachorrinho preto. Ele era novo, não devia ter mais do que um ano. Veio assustado mas com o rabo abanando. com aquele calor imaginei que estivesse com sede. achei um copo descartável jogado ao lado da estrada. Desamassei-o e enchi de água. ele veio devagarinho e tomou toda a água, me olhando como se quisesse dizer, `não tem mais?`. Enchi novamente, mais duas vezes. Resolvi dar toda minha água para ele pois eu não demoraria para chegar na próxima cidade. Verifiquei que eu tinha uma barrinha de cereal e passei para o bichinho. Pena que não tinha mais nada. mas vi que ele havia saciado sua sede.

Se a minha garupa fosse maior, ele certamente iria acabar em istambul comigo. Sai pedalando feliz.




Quando vi a placa de 3 Km para a Turquia fiquei eufórico.



Atravessar a fronteira foi demorado. Passei por cinco postos. O sol cozinhava o corpo e eu não ficava na fila dos carros. Ia ate o guiche e perguntava se podia passar ou apresentar o passaport. Em três dos postos olharam o passaporte e me mandaram passar direto.

Acabei tendo problemas na fronteira turca por incompetência  de alguns fiscais que não carimbaram meu passaporte num dos quatro pontos de passagem.

No último posto disseram que eu tinha que ter um carimbo. Voltei ao quarto posto e disseram que ali era só para o regsitro de carros. O homem olhava o meu passaporte de cabo a rabo várias vezes mas sem saber o que fazer. Peguei o passaporte da mão dele e fui para outra pessoa, que voltou a falar com ele que por sua vez falou para eu ir no escritório.

Como eu percebi que ele não entendia nada do que estava falando, fui falar com outra pessoa, que finalmente disse que eu tinha que voltar no terceiro posto para ter o carimbo da imigração. Com esse carimbo eu devia voltar ali para ter um segundo carimbo e tudo estaria resolvido.

Voltei no terceiro posto e o guarda relutou em carimbar. Como fiquei parado como uma estátua olhando para a cara dele, imovel. Ele acabou digitando alguma coisa no computador e carimbando o passaporte. Voltei ao quarto posto, peguei outro carimbo e fui ao quinto posto. Lá olharam para a bicicleta, para os carimbos e me mandaram passar.

Com a temperartura alta eu penei para fazer os 15 últimos qulilometros. Edirne me surpreendeu pela beleza de suas mesquitas e praçãs.

Encontrei a maior flor do mundo, a qual eu daria para uma pessoa muito especial.






Esse é o hotel onde estou, meu quarto é a janela da direita no primeiro andar.

 
 



 
Eu não previa ficar aqui dois dias, mas acho que ficarei mais um. se eu pegar esse sol novamente amanhã, não vai ser fácil.  Já coloquei algumas fotos e videos aqui e mais tarde detalho melhor o dia.