sábado, 21 de junho de 2008

Dia 07 Belfort - Freiburg (Alemanha)

Acordei as 6:30 e me preparei para tomar o café as 7 da manhã. As 7:45 coloquei a Scotinha na rua. Segui os conselhos da guia de turismo de Belfort, a simpática Carola, e pedalei em direção ao canal do Rhone au Rin. Esse canal me levaria até Mulhouse onde eu poderia continuar para Colmar pelas estradas convencionais.

Cheguei em Mulhouse perto das 11 da manhã. Foram 47 Km cobetos em 2:35. Uma média bem alta. Fui até o centro para achar o escritório de turismo e depois de rodar um pouco consegui encontrá-lo. Na porta estavam um casal de alemães que me disseram que o escritório estava fechado. A senhora apontava para a porta onde dizia que funcionava 7 dias por semana das 10 a 19 horas.

Lendo atentamente, em francês, vi que existiam dois escritórios. Aquele onde estávamos fechavas nos finais de semana. Peguei o endereço do novo e fui com os alemães até lá. A moça não foi lá das mais simpáticas. Perguntei se ela tinha um mapa da região, até Colmar e recebi a resposta de que a papelaria da esquina vendia mapas.


Peguntei sobre a rota para Colmar em bicicleta e ela me disse para seguir a rota do Vinho, me dando um mapa que mostrava em desenho, as estradas e víniculas. Percebi que seria uma parte montanhosa. Ai notei pela posição do mapa que colmar ficava na mesma altura de Freiburg, só que bem mais para a esquerda. Como no dia seguinte teria de pedalar de Colmar para Donaueschingen, resolvi ir na papelaria e achar um mapa que me ajudasse.


O GPS do MotoqQ funciona de maneira impecável, mas ele sempre acha que eu estou dentro de um BMW com muitos cavalos sobrando no motor. Alias por falar em potência de motor, lembrei que quando estava saindo do hotel de Besançon um casal de ingleses que também deixava o hotel olhou para a minha bike e disse sorrindo, Acho que eu tenho mais Horse Powers (HP) no meu veículo. É, respondi, mas no meu tem mais força de burro de carga do que o seu. Demos todos risadas e partimos.


Bem voltando a Mulhouse, decidi esticar até Freiburg. Pelos meus cálculos seria uma pedalada de uns 110Km, mas que valeria a pena. Eu encurtaria uns 30 Km da rota do dia seguinte, que bem sabia eu que teria montanhas nada fáceis para atravessar. Assim eu estaria reduzindo a rota planejada de 105 para 70 Km, o que me daria mais folga para percorrer o caminho.


Achei um cibercafé e fiz o cancelamento da minha reserva em Colmar. O hotel custaria 72 Euros mais 11 do café da manhã. Tentei fazer uma reserva nas redes que costuma ficar, mas elas não tinha hotéis ou não tinham vaga. Resolvi seguir e ver o que encontraria quando chegasse.


De Mulhouse segui para Chalampe, última cidade francesa do meu roteiro. Ao atravessar o canal já me encontrava na Alemanha.


Ultima cidade francesa


bike em chalampe


O canal da Alsacia


Segui pela ciclovia, ao norte por uns 22 Km até Hartheim. De lá segui por estradas vicicnais ou ciclovias em direção aá Munzigen, Opfingen e Freiburg.



Fui para a estação central de trem pois lá encontaria hoteis ou informaçoes. Achei um grande hotel e descobri que não havia vagas, pois estava tendo um jogo da Euro Copa em Basel na Suiça e por isso quase todos os hoteis de Freiburg estavam lotados. Que bom, e olha que eu nem gosto de futebol. Mas o meu olhar de cachorro pidão fez com que a moça do hotel ficasse com dó e ligasse para outro hotel. Ela encontrou um quarto com café da manhã por 100 Euros. Peguei na hora para não correr o risco de dormir num banco de praça.


Indo para o hotel. Resolvi dar um pulo na praça Munster onde fica a catedral gótica da cidade. Rodando por lá vi alguns pequenos hoteis e consegui um quase negocião. Um quarto com café da manhã por 45 Euros. O único detalhe. Tinha pia e chuveiro dentro do quarto, mas o banheiro era fora, no corredor.


Pensando no meu orçamento, 55 Euros de economia me fizeram aceitar o banheiro externo. Cancelei o outro hotel, tomei banho e fui jantar, lá pelas 20:30 com o sol ainda alto. Lembrei que era sábado á noite e isso merecia uma pizza, de quatro queijos, minha preferida.


Foi o maior percusso de um dia, 126Km, muito próximo ao do primeiro dia, mas dessa vez, cheguei numa condição bem melhor. Cansado mas não arrasado.

Não achei cibercafé e por isso voltei ao hotel para escrever com mais calma o diário e mandar uma atualização resumida pelo Motoquinho.

Freiburg é uma cidade encantadora. Pena que cheguei tão tarde.


Dados do dia:


Belfort (França) -Freiburg (Alemanha) : 126.5 Km

Duraçao : 11:30

média: 17,4 Km/h

Acumulado: 697 Km