domingo, 13 de julho de 2008

Dia 28 - Markovac - Nis

 

Depois de estudar atentamente os mapas da Sérvia e Bulgária que havia comprando em Viena, cheguei à conclusão de que minha rota original precisaria ser mudada. A topografia é crucial para se determinar as distâncias e tempo de percursso.


Conversando com meus amigos resolvemos encurtar mais um dia e ao invés de dormir em Paracin iríamos fazer uma esticada de 130 ou 140 Km. Ao invés de ir para Knjaževac e de lá para Pirot. Optei por Nis.


A decisão foi ir pela autoestrada que possui acostamento. É uma rodovia com pista dupla nos dois sentidos, muito bem conservado. Lembra em alguns pontos a Rodovia Washington Luís em São Paulo.


O percurso teria alguma subida, pois estávamos em 110m de altitude e iríamos pra 300. O percurso seria de 135 Km. U m percurso longo que se tornou penoso por conta do vento e calor.


Combinamos de sair as 7 da manhã, mas acabamos saindo as 7:36. As duas primeiras horas fomos bem, com velocidade oscilando entrre 20 e 24 Km/h. Depois disso o vento aumentou e totalmente contra nós. Ele só deu trégua por volta das 18 horas. Durante todo o dia não conseguíamos atingir 20Km/h


Manter 15 ou 16 KM/h exigia muito esforço físico. Para quem faz aulas de Spinning em academia, seria o equivalente a pedalar uma música de súbida só que sentado, o dia inteiro. O resultado do esforço foram 8600 calorias consumidas, record da viagem. Cheguei dolorido no final do dia, com o joelho me dando um sinal de vida.


Aliado ao vento, o calor de hoje foi terrível. Perto dos 40 graus o tempo inteiro. Isso tudo acabou desgastando muito a todos do grupo. Eu particularmente senti demais essa combinação de vento e calor em função de uma burrice minha e de café da manhã. Na noite anterior resolvi não jantar por achar que estava tudo ok pois o dia não tinha sido muito puxado. Grande erro, pois nesse tipo de atividade eu precisaria manter regularidade na alimentação.


O café da manhã foi rídiculo. Trouxeram uma xícara de xá, um pãozinho, uma manteiga e, segundo o ferreira um ovo podre cozido.


A falta de alimentação correta me cobrou logo cedo. Antes do almoço eu já estava muito cansado, como nunca havia estado nesses 28 dias. Tomei muito cuidado com a hidratação, mas hoje foi terrível. Sede o dia inteiro. Tomei seis litros de água e dois litros de suco de laranja. Mas cheguei ao final do dia seco..


Nossa, que dia. Pegamos várias pequenas subidas e uma grande com inclinação de 4% que teve de ser vencida bem devagar.


Pedalávamos meia hora e parávamos 5 minutos para poder manter um ritmo constante. Num dos postos havia uma torneira de tanque disponível e acabamos nos molhando, ou melhor nos encharcando de água.


Lá pelas 5 eu estava acabado. Cada um de nós teve o seu pior momento em alguma hora do dia. Dez quilometros antes de Nis encontramos um hotel na beira da estrada. Resolvemos parar ali pois já eram 7:20 da noite. Poderíamos chegar em Nis, mas já escurecendo e não queríamos passar pelo stress de chegar à noite numa cidade. Tudo fica mais díficil. Hoje não tirei fotos, ou melhor apenas uma. O dia foi monótono em termos de paisagem. Plantações, sítios e pequenas vilas se alternavam no relevo de colinas. À nossa frente um grande maçico de montanhas nos fazia lembrar do que teríamos de atravessar no dia seguinte.


Estou pedalando de manga comprida e com muito protetor solar nas partes expostas, mas mesmo assim não está fácil segurar a força do Astro-Rei.

 

A qualidade dos serviços está cada vez pior aqui no sul da Sérvia. O hoteis e restaurantes de estrada são os líderes.  Hoje parece que começou o êxodo de turcos que moram na Europa central para o seu páis. A estrada e os postos de gasolina estavam lotados de carros com fámilias indo para a Turquia.

Hoje não me alongo muito pois estou realmente cansado.