quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dia 05 Dijon - Besançon


Dia 05 – Dijon – Besançon

Hoje acordei mais cedo e fiz uma opção de ir pelo percurso menos bonito, mas que seria mais rápido com uns 90 Km Ao invés de descer o Canal da Borgonha em direção a Dole, cortei pelas planices que dividem a região da Borgonha e da Framche-Comte.

Cheguei em Besançon ao redor das 14 horas. A cidade fica encrustrada no vale do rio Doubs. O que mais chama atenção quando se chega é a enorme fortaleza, chamada de Citadelle. http://www.citadelle.com/. Foi construída entre 1668 e 1888. Hoje, totalmente restaurada ela funciona como um Museu e uma interessante combinação de zoológico e aquario, que embora pequenos atraem muitas crianças


Uma vista parcial da cidade de Besançon com o rio Doubs vista a partir da Citadelle.




A cidade também adotou o uso de bicicletas públicas. Estas estão ao lado da estação de trem e do monumento aos mortos da primeira guerra mundial

A cidade tem filhos ilustres como o escritor Victor Hugo e os irmãos Lumiére, inventores do cinema, que curiosamente nasceram na mesma praça em Besançon.

Amanhã vou serpentear o rio Doubs em direção a Belfort. Serão aproximadamente 90 Km. O joelho melhorou bastante. Ele descobriu que não tinha outra opção. Ou melhorava, ou melhorava. Hoje o diário está curto pois estou atualizando so com o celular.