segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dia 09 - Apenas Donaueschingen

****** No caderno de Turismo do Estado de Sao Paulo desta terca dia 24-06-08 sai materia sobre essa viagem *****

Depois de oito dias pedalando ficar um dia inteiro sem fazer o mesmo movimento circular com as pernas foi estranho, mas nada mal. O dia foi de total turista. As 9:40 Anke Muller, me apanhou no hotel e me levou ao escritório de turismo de Donaueschingen onde fui apresentado a Sra Karen que seria minha guia na cidade que figura na história a mais de 1100 anos.Foi em 1723 que o príncipe Josef of Furstenberg mudou-se para a cidade que se tornou o centro do seu principado.

A cidade de 22 mil habitantes tem como atração principal a fonte do Danubio. Já conhecida pelo Imperador romano Tiberius que a visitou no ano 15 AC. A fonte natural brota de 150 metros de profundiade e hoje é envolvida por um beiral que orna a estatua da Mãe Baar ( o nome da região) segurando no colo a Filha Danubio e apontado para o leste, a direçao do Mar Negro onde ela alcançara depois de percorrer 2840 Km e passar por dez países.

**** A fonte do Danubio foto
O Danubio nasce nessa fonte, cujas águas escoam por uma passagem subterranea até o rio Brigach. Lá foi construido o Templo do Danubio, em estilo grego para marcar esse importante encontro.

***** O templo do Danubio

Um quilometro abaixo esse rio se junta com o rio Breg e marca o ínico efetivo do que se chama Rio Danubio. *** Nascimento do Danubio na confluência do rio Brigach e Breg Aqui em Donaueschingen também começa a ciclovia do Danubio que termina em Belgrado e que eu pretendo percorrer do inicio ao fim. Recebi de presente do escritório de turismo um livro-guia da ciclovia. Isso me ajudará muito na continuação da viagem. Pelo livro tenho uma visão clara da distãncia entre as cidades.

De cara já vi que vou pedalar mais do que imaginava ou terei em alguns casos que cortar caminho para evitar algumas curvas do rio. Visitei no final do dia um museu criado e mantido por um grupo de amigos para preservar as tradiçoes locais. A festividade não pode ser comparada ao carnaval, mas tem a finalidade de comemorar o final do inverno, inicio da primavera e o periodo de 40 dias de jejum.



Fiz uma comparação da queima de calorias de um dia normal e um dia de pedalada. Hoje liguei o frequencimetro as 9 da manha e desliguei-o as 5 da tarde. Queimei 1827 calorias. Batimentos cardíacos médio e máximo ficaram em 84/126. Num dia de pedalada esses números ficaram em torno de 6000 calorias e os batimentos médios 125 e máximo 170. Por isso, hoje não comi como um leão, mas como um gato, tipo Garfield.

Minha chegada à cidade gerou até uma nota no jornal da Região. Quem souber alemao pode ler a vontade.

***** Jornal

Só para aqueles que não acreditam em cegonha, elas existem sim. ***cegonhas