sábado, 19 de julho de 2008

Dia 34 - Plovdiv - Haskovo

 



Para mim essa viagem teve três fases distintas. A primeira foi de Paris até Viena onde encontre o Renato e Ferreira. A segunda foram os quinze dias que pedalei com eles. Agora, na terceira e última fase volto a pedalar solitário, mas nunca me sinto sozinho.


Mas a pedalada mudou. Voltei a ficar mais tempo na bike, parar menos. Talvez porque o cenário seja quase sempre o mesmo, campos e campos de plantação, um pouco mais de aridez, e a ansiedade escondida de chegar à Istambul.O odômetro mostra 2787 Km. Mais 400 e lá estarei.


Passei pelos meus amigos girassois que estiveram sorrrindo para mim o tempo inteiro. Hoje estavam tristes, cabisbaixos. Eles já sabem que estou indo embora. Não os verei mais, mas eles sempre estarão em meus pensamentos quando eu voltar à essa viagem em meus pensamentos.





A estrada era a mesma que cheguei a Hasckovo, pista simples sem aconstamento. Como existe uma autoestrada próxima, o movimento não era dos maiores. A monotonia das retas era quebrada vez ou outra por uma pequena vila, com seus vendedores de frutas e legumes.







O mais surpreendente foi ver um avião de guerra, um caça, estacionado ao lado de um posto de gasolina. Foi a coisa mais insólita do percurso. Não havia placas, nada. Apenas o caça parado de forma definitiva ao lado da estrada.






Depois desse inusitado encontro, a monotonia começou a ser quebrada com cartazes (outdoors) motivacionais.


Aqui, parece que tudo que anunciam nas estradas precisa estar acompanhado de uma bela mulher. Pias de banheiro, aquecedores, e sei lá mais o que apareciam ao lado de pouca roupa e muitas curvas.


Confesso que depois de algum tempo e já estava ate com pensamentos pecaminosos, motivados pela força da publicidade, é claro. Cada cartaz que eu avistava de longe, queria saber quem estaria protagonizando o anuncio.











Na entrada de Haskovo o cartaz motivacional foi apropriado, para me afastar do pecado. Era a Virgem Maria e o menino Jesus rodeados de passaros dando boas-vindas a quem chegava.






A punição divina veio na mesma moeda da tentação. Os próximos cartazes me perseguiram com a gata da foto seguinte.




A cidade ficava afastada uns 3 Km da estrada. Como vi que era um pouco grande liguei o gps para achar o hotel. Quando cheguei me surpreendi com um super hotel, novo e estiloso. Uma enorme piscina adornava a vista do meu quarto. Não acreditei que um hotel daqueles custava apenas 54 euros, preço que paguei por algumas espeluncas no meio do caminho.





Como cheguei cedo, por volta das 13:30, descansei até as 15:30. Depois fui consertar novamente um dos alforges visto que minha ultima tentativa não tinha resultado bem. Agora acho que ele está arrumado. Era um rasgo motivado na batida que dei quando quebrei o nariz, que por sinal vai muito bem.


Amanha tenho 95 Km pela frente para chegar a Edirne, minha primeira noite na Turquia.

Nenhum comentário: